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TUDO NOVO: Prefeitura retoma serviço de abastecimento de água e Águas de Rolim de Moura assume operação

Antes tarde do que nunca! Foi uma novela… mas depois de muitos capítulos, acusações, falhas no abastecimento, problemas em bombas, mananciais secos e muito perrengue judicial a Prefeitura de Rolim de Moura retomou na última sexta feira os serviços de tratamento e distribuição de água do município, e esse folhetim de suspenses e incertezas chegou ao fim.

Após a gestão da CAERD – Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia –  ter perdido a oportunidade de ter apresentado soluções e melhorias (que após tantos anos não vieram), a empresa Águas de Rolim de Moura, que é administrada pela holding Nascentes do Xingu (que já opera as concessões em Buritis, Pimenta Bueno e Ariquemes) assumiu os serviços após ser acionada pela Prefeitura.

A retomada dos serviços, se deu após a medida foi proferida pela 1ª Vara Cível de Rolim de Moura solicitando que os serviços fossem retomados imediatamente pela Prefeitura, incluindo a operação de abastecimento do município e do Distrito de Nova Estrela.

É DO MUNICÍPIO!

Muitos alegaram que a chegada da empresa traria prejuízos para a cidade, o que pode ser claramente desmentido com uma análise mesmo que superficial do edital e do contrato de concessão (tem muito desinformado falando o que quer…)

TODOS os bens inerentes à concessão, utilizados para assegurar a prestação dos serviços, como equipamentos, bombas, maquinários, as construções e os prédios comerciais e/ou de serviços, os reservatórios as estações de tratamento de água, as estações de tratamento de esgoto e demais obras que serão realizadas são ao final da concessão, repassados novamente à Prefeitura Municipal, uma vez que estes bens são reversíveis.

FISCALIZAÇÃO!

A concessão de um serviço público, é regulada por uma agência que é administrada pelo município, acompanhando os trabalhos, as melhorias, as obras, e fiscalizando de perto tudo que é relativo aos serviços que a empresa passa a administrar.

A nova empresa, à exemplo do que é conhecido em Buritis, Pimenta Bueno e Ariquemes – cidades onde a mesma assumiu  os serviços também após ganhar os certames licitatórios –  deve iniciar investimentos muito em breve.

Rolim de Moura, assim como as outras duas concessões já “perdidas” pela CAERD (Pimenta e Ariquemes) necessita de investimentos urgentemente, principalmente no que compete à captação e adução de água. Em 2016, choveram reclamações nas redes sociais sobre a falta d’água que prejudicou milhares de pessoas e, fora as “bombas quebradas” que a CAERD anunciava prejudicar o abastecimento, também foi constatado o nível muito baixo do igarapé que atende à população o que deve implicar em estudos e obras urgentes para a captação, ou a adequação do sistema existente pelos técnicos da nova empresa, que atua operando mais de 48 concessões em 8 estados.

RESPONSABILIDADE

A nova empresa, atendendo à edital de licitação, obrigatoriamente chega com tarifa menor que a da CAERD, e com um cronograma de investimentos à cumprir.

“Nos primeiros cinco anos de trabalho serão mais de R$ 39 milhões de investimentos voltados, principalmente, para ampliar a produção, tratamento e reservação de água tratada. Nossas equipes estarão dedicadas a regularizar o fornecimento de água para toda a área urbana da cidade”, contou o diretor-presidente da Águas de Rolim de Moura, Themis de Oliveira, durante coletiva de imprensa concedida. “É a chegada de uma empresa comprometida com o desenvolvimento do município, que chega para gerar empregos e contribuir para que a população tenha mais qualidade de vida”, conta.

MELHORIAS

O contrato de concessão é de 30 anos e prevê investimentos de mais de R$ 96 milhões ao longo do período. Entre as principais metas da concessionária, estão a garantia de regularidade no fornecimento de água na área urbana, benefício que será conquistado com obras e melhorias na rede de abastecimento existente.

A ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto (que por hora é inexpressiva) também conta com metas arrojadas para que a população passe a ter acesso a este serviço essencial para o desenvolvimento das cidades e a saúde pública.

E se for para deixar uma coisa clara, e bem evidente, é a humanidade com que é atendida a população. Episódios como ligar no telefone e não ser atendido (principalmente emergências), de atendimento ao cliente só até as 13:30, e de falta de informações precisas e informações desencontradas, JÁ ERA… A empresa, não opera com funcionários concursados mas com contratados, e primando pela eficiência, qualidade e celeridade, a contratação de funcionários qualificados está sempre acontecendo… a propósito, se você tiver alguma dúvida seguem as informações de contato da empresa abaixo:

ATENDIMENTO A POPULAÇÃO A Águas de Rolim de Moura irá atender a população na atual Central de Atendimento dos serviços de água, localizada na Estação de Tratamento de Água do município, na Avenida 25 de agosto,  637, no bairro Cidade Alta. O atendimento terá horário ampliado, ocorrendo das 7h30 às 17h30.

Temporariamente o atendimento aos consumidores será pelo telefone (69) 9 9941 0087.

 

* Por Anderson Guizolfe – SRT 1379/RO

 

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Anderson Guizolfe
Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.