Menu

HACKERS: Criminosos invadem e criptografam sistemas de gestão da prefeitura de Rolim de Moura

Os serviços administrativos da Prefeitura de Rolim de Moura (RO) estão  suspensos temporariamente, pois um grupo de hackers invadiu o sistema interno do município no último final de semana. O Analista de Sistema da 
prefeitura Katiano Bordim, está trabalhando para resolver o problema e já conseguiu recuperar vários arquivos.

De acordo com o Analista de Sistema, o vírus contaminou os arquivos do servidor, criptografando e bloqueando o acesso. “Cada arquivo recebeu um ID de identificação e um e-mail [email protected]”, explica  Katiano.

O prefeito Luizão do Trento tem investido em tecnologia, prova disso  são os mais de 80 computadores já entregues para a secretaria de saúde e distribuídos nas unidades básicas de saúde. O município possui mais 50 
computadores para serem entreguesao Hospital Municipal, porém a equipe técnica detectou que os equipamentos foram entregues com hardwares diferentes do empenho adquirido.

Luizão, explica que já foi substituído o link de internet de 4Mb por um de fibra óptica de 20 Mb de uma empresa do município.

Medidas de Segurança

Após o ataque a equipe do TI está trabalhando para aumentar a segurança através da substituição dos servidores antigos por novos e modernos, de ultima geração, para armazenar os softwares e todos os arquivos da administração. Segundo a equipe da Secretaria de Planejamento e Administração, além de salvar os arquivos em HDs secundários, será salvo on-line na ‘nuvem’.

Todos esses investimentos fazem parte do Projeto RolimFovia, que irá interligar todas as secretarias e setores da Administração Municipal em cabo de fibra óptica.
 

Fonte: Rolnews

0

Anderson Guizolfe
Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.