Menu

Pés Lisos ? Lixar vai engrossar! Aprenda como ter pés lisos

Fico agoniada quando meus pés não estão lisinhos. Geralmente, quando uso muita sandália e não faço hidratação correta, meu calcanhar fica áspero.
E que mulher não sofre com isso? A primeira coisa que a gente faz para reverter o problema é lixar, certo? ERRADO!

A lixa engrossa a pele, segundo me explicou a dermatologista Michele Haikal.

— Isto ocorre como um mecanismo de defesa da pele, aonde ela atrita muito, machuca. Para não machucar, ela faz uma hiperqueratose, que é o aumento da camada de queratina da pele, para proteger. É mais ou menos o que ocorre com o sapato na hora de formar um calo. Aonde atrita mais o calçado forma um calo, a superfície mais dura sente menos do que a superfície molinha e lisa, senão ficaria fazendo bolhas e feridas sempre.

De acordo com a médica, uma alternativa para deixar a pele lisinha é fazer esfoliação e usar queratolíticos, que são produtos usados em cremes noturnos para os pés e fazem descamar a camada grossa de queratina.

Você sabe o que pode deixar os pés ásperos e com rachaduras?

Existem várias causas: pode ser congênitas causadas por doenças autoimunes ou em casos mais graves, paraneoplasias (que são afecções orgânicas que acompanham cânceres), mas muitas vezes é apenas familiar.

— Outra doença bem conhecida que cursa com hiperqueratose plantar é o hipotireoidismo. Tem casos em que estas rachaduras podem infeccionar também. Algumas pessoas possuem descamação e maceração dos pés e aí também é outra situação, podendo se tratar de fungos ou de desidrose [doença que provoca bolhas]. Fungos podem facilmente ser confundidos. Então, o ideal é ir mostrar para o seu médico.

Receitinha caseira:

Apesar de não servir para todos os casos, porque depende da causa da paciente, Michele diz que um bom truque é: amasse um comprimido de AAS (para não alérgicos), com cinco colheres de sopa óleo de rosa mosqueta, com uma colher de sopa de pomada para assadura contendo vitamina B5. Passar nos pés à noite todas as noites.

Apesar da dica, a médica ressalva que, como a dica não vale para todo mundo, o “ideal é que o paciente passe com seu médico e tenha a prescrição feita por ele”.

Originalmente em:
http://noticias.r7.com/blogs/saude-sem-neura/lixar-os-pes-engrossa-a-pele-veja-receita-para-deixa-los-lisinhos-20160318/
Por: Vanessa Sulina

0

A Redação do OndaTOP, é responsável pelo compartilhamento de informações relevantes ao público do Canal, e pela editoria oficial de materiais que sejam elaborados a pedido da gestão do Grupo DigiCOM Comunicação.