Menu

Usinas poderão ajudar aos atingidos por cheia de RO, através de ordem na justiça

A ação pede que os consórcios ajudem às pessoas atingidas pela cheia com moradia alimentação, transporte, educação e saúde, durante todo o período de emergência ou até que haja uma definição sobre compensação, indenização ou realojamento dos afetados. À Defesa Civil Municipal e Estadual cabe a identificação dessas famílias.

Foto aérea da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira - Foto- Sérgio Vale - Secom Acre

Foto aérea da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira – Foto- Sérgio Vale – Secom Acre

De acordo com a Defesa Civil Estadual, mais de 2,2 mil famílias em todo o estado foram retiradas de casa por causa da cheia histórica do Rio Madeira. São famílias que foram levadas para abrigos ou para casas de amigos e parentes.

Segundo a UHE Santo Antônio, o consórcio ainda não foi notificado da ação, mas afirma que já repassa para a Defesa Civil cestas básicas, água mineral e até disponibiliza veículos para suporte às famílias que foram atingidas pela cheia.

O consórcio Energia Sustentável do Brasil garante que a UHE Jirau não exerce nenhuma influência sobre a cheia do Madeira, mesmo assim, tem contribuído com a Operação Enchente doando alimentos, e outros itens solicitados pela Defesa Civil.

Os órgãos solicitam ainda que o Ibama seja condenado a suspender imediatamente as licenças das duas usinas até que estudos sobre o impacto da barragens sejam feitos, com supervisão da Agência Nacional de Águas (ANA), Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outros.

De acordo com Roberto Fernandes Abreu, superintendente substituto do Ibama em RO, o órgão ainda não tem conhecimento da ação. No entanto, ele explica que caso seja determinado pela Justiça, o órgão acatará o que for decidido. “Nós trabalhamos com decisão judicial e essa isso acontece por Brasília, de onde saem as autorizações para as usinas”, diz Abreu.

Fonte: G1.globo.com

0

A Redação do OndaTOP, é responsável pelo compartilhamento de informações relevantes ao público do Canal, e pela editoria oficial de materiais que sejam elaborados a pedido da gestão do Grupo DigiCOM Comunicação.