Menu

Os 10 maiores riscos que um usuário ‘desligado’ pode sofrer no FACEBOOK

Que o Facebook é a maior rede social do mundo isso ninguém pode descordar. Ninguém pode descordar também, que onde está todo mundo é onde está a diversão e a azaração. 1.000.000.000 de usuários, é tanto zero, que fica mais fácil escrever 1 bilhão para não errar, e esse número não para de crescer pois em média 316.455 novas pessoas criam perfis na rede.

Proteja-se no facebook - Não clicar nas atividades suspeitas, ou perguntar o que é para quem enviou evita riscos

Proteja-se no facebook – Não clicar nas atividades suspeitas, ou perguntar o que é para quem enviou evita riscos

Onde estão todos, estão também os oportunistas. E  se é comum encontrar os mal intencionados até mesmo nos bancos do culto dominical, onde um ora, e o outro fala mal, no “face” não é diferente.

Acompanhe as 10 MAIORES ISCAS que os mal intencionados estão usando na rede, demos uma turbinada nas opções e  se você é um desses usuários que acredita em tudo que vê e, faz uma dessas cagadas, fique com vergonha, mas não se sinta sozinho… apenas preste atenção para não cometer novamente:

1 – IMPOSSÍVEL SABER QUEM TE VISITOU – Uma das principais conversas que rola nas redes sociais há muito tempo, é o famoso aplicativo para ver quem visitou o seu perfil.  Em muitos casos prometendo até estatísticas de perfis divididos por sexo. Diferentemente do quase extinto Orkut, o Facebook não oferece esse recurso, portanto, o melhor é não fazer a besteira de acreditar nessa e  baixar um monte de aplicativos maliciosos no computador, que podem deixar tudo mais complicado.

2- MUDAR A COR DO FACE NEM PENSAR – Outro golpe já bastante conhecido é o que promete a mudança da cor do Facebook por meio de um aplicativo, ou um código que você copia no site de alguém, que com certeza não recebe do Facebook.  Se você der muita sorte essa falsa promessa levará você a baixar vários “add-nos” que nada mais são que complementos no computador, fazendo com que este passe a enxergar a sua página com outra cor ou estilo. No entanto, como não provém de fontes confiáveis, a atitude mais sensata é NÃO SER FRESCO/FRESCA e deixar o face azulzinho como sempre foi…

3 – MEU DEUS… O FACEBOOK VAI ACABAR ? – Já sentiu que alguém é muito burro, por não ler o aviso de cara na página principal. Uma corrente bem chata alerta os usuários para o fim do Facebook ou início das cobranças para a utilização da rede social,  mas é apenas outra isca bastante utilizada pelos cibercriminosos, ou pra roubar uma senha ou pra instalar uma porcaria qualquer no seu computador.  É a mesma coisa que o fim do mundo –  também é impossível prever quando será o fim do Facebook. E sobre as supostas cobranças, a resposta está no próprio termo na página da rede social, lembra!? – É GRATUITO e SEMPRE SERÁ ! – Com essa informação pelo amor de quem tu gosta, e mais ainda do meu se tu for meu amigo não clique nessas porcarias, não envie pra 10, 20, nem 30 pessoas… fica na sua…

4- BOTÃO DE ‘NÃO GOSTEI’  E OUTRAS ‘MODAS’ – A adição de novos botões, tais como os tão esperados “descurtir” (ou seja, você poderia pensar em dizer se gosta ou não…) ou “love”, definitivamente, são capazes de despertar a curiosidade dos usuários. Mas, infelizmente, a tradição do facebook parece agradar a maioria dos seguidores, basta lembrar-se das decepções que sucederam a mudança da aparência da linha do tempo. Então, o mais provável é que qualquer notícia sobre tais funções não tenha procedência lícita. Se você tiver dúvida sobre algo, dá uma pesquisada no GOOGLE, na dúvida você não vai ficar…

5 – GANHOU UM PRESENTE ? – Vale-presentes ou brindes legais gratuitos para os primeiros que curtirem algo, compartilhares, eu duvido…. qualquer campanha dizendo que vão te dar assim, ‘facinho’ uma boa grana ou um carro é mentira…. com certeza é. Se  fosse real, seria lógico que você ia ouvir alguém dizendo que ouviu no rádio ou na TV,  ao menos uma manchete. Como tal manchete não existiu, então com certeza é uma farsa.

6 – MUTILADO, CORTADO, BEBÊ QUEIMADO, PRECISANDO DE CIRURGIA – Curtir e compartilhar vídeos com imagens horríveis de animais mutilados e sofrimento de crianças infelizmente são ações comuns no facebook e demais redes sociais. Movimentos sociais e sensibilização de causas são instrumentos poderosos nas mãos de cibercriminosos que conseguem despertar falsas ideias de solidariedade ao disseminarem imagens desse tipo. Felizmente, uma rápida pesquisa online acerca do conteúdo proposto, facilmente poderá ajudar o usuário a distinguir o verdadeiro do falso. PRA VOCÊ ENTENDER BEM FÁCIL – Se pedirem pra você curtir ou compartilhar, ou clicar em algo pra ajudar uma XING LING qualquer, pesquisa o nome, ou se é verdade no Google, e  desista ao perceber que isso não tem o menos cabimento.

7 – SE NINGUÉM CONSEGUE ASSISTIR, PRA QUE TENTAR ? – Aquela máxima de que “quanto menos pessoas viram, mais interessante se torna” também é levada em conta para a criação de mensagens maliciosas. Vídeos, e links com as presepadas estilo “85 porcento de pessoas não conseguiram assistir a esse vídeo por mais de 05 segundos” continuam fazendo muito sucesso na rede social. Geralmente, vêm acompanhados de uma imagem pornográfica, ou de um assassinato a sangue frio, para atiçar o interesse da vítima. O ideal é manter-se longe dessas pegadinhas, que podem pegar seus usuários e  senhas e  deixar você sem facebook…

8 – SE É CELEBRIDADE TAMBÉM É PERIGOSO – Não é de hoje que as celebridades servem de pano de fundo para a disseminação de diversos tipos de campanhas, sejam elas lícitas ou ilícitas. E quando esses nomes vêm atrelados a temas como sexo ou morte, tornam-se ainda mais poderosos. Curiosidade, nesse caso, é o nome da praga que pode fazer com que o usuário coloque sua rede em risco. É melhor dizer NÃO.

9 – ESQUEÇA VIDEOS E IMAGENS COMPROMETEDORAS DE FAMOSOS – A mesma resposta vale para os vídeos de sexo e imagens nuas dessas mesmas celebridades. Na maioria das vezes, elas vêm acompanhadas de uma solicitação para instalar um arquivo ou uma extensão a fim de que você tenha acesso a arquivos inéditos e não divulgados. Também não é necessário dizer que esses arquivos são apenas truques que comprometerão a segurança dos seus dados, desde ficar enchendo sua tela de propaganda, até pegar seus dados, que é o pior…

10 – ATUALIZAR O QUE ? – Pra terminar os exemplos, não poderiam faltar  as velhas e falsas atualizações de Java, Flashplayer, navegadores, e aquele monte de coisa que ‘pula na tela’, apita, faz barulho e tem cara de ser original. Ate que um abestado usuário instale algo, de preferência algo que não vem do site oficial, ou simplesmente um phishing. Se o estrago já estiver feito, basta desinstalar as falsas extensões do navegador, e perder uns instantes passando antivírus, limpando memória, cache e lendo outras dicas nossas, se você chegou tarde.

 

Texto por Anderson Guizolfe – Jornalista SRT 1379/RO
Com informações técnicas e texto base do Olhar Digital

0

Anderson Guizolfe
Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.