Menu

Jovens adventistas de Rolim de Moura, fazem campanha de doação de sangue em parceria com hemocentro

Hoje será realizada pelos jovens da Igreja adventista de Rolim Moura , mais uma campanha para doação de sangue em conjunto com hemocentro de Rolim de Moura.

Projeto Vida por Vidas Inicia-se hoje - Campanha trabalha desde 2005 em prol da doação de sangue

Projeto Vida por Vidas Inicia-se hoje – Campanha trabalha desde 2005 em prol da doação de sangue

Segundo um dos organizadores da campanha Paulo Adriano Amorim a meta este ano é coletar em um só dia 100 bolsas de sangue. Para ele e de fundamental importância que toda sociedade participe , e se conscientize pois e de um gesto simples que muitas vidas podem ser salvas , ele informou ainda que a campanha Vida por vidas deve durar toda semana. A coleta começa a ser feita as 7 :00 da manhã e vai ate ás 17:00 horas, no ano passado a mesma campanha promovida pelos jovens adventistas coletou cerca de 87 bolsas informou.

Este projeto foi criado em 2005 e promovido pelos jovens adventistas para incentivar a doação de sangue. Em 2006 o projeto foi premiado pela organização mundial de saúde –OMS, a campanha já possui mais de 300 mil doadores cadastrados em oito países da América do Sul. O objetivo e a conscientização dos cidadãos para o habito de doar suprindo assim a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros.

Para participar o doador precisa estar saudável, apresentar documento com foto, ter mais de 50 kg e idade entre 16 e 67 lembrando que os menores de 18 devem levar autorização assinada pelos pais. Não poderão doar pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, usuário de drogas, quem realizou procedimento para colocação de tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses e mulheres grávidas ou amamentando.

É importante saber que todo material utilizado na coleta de sangue é descartável garantindo a segurança do doador , cada coleta leva em média de 40 a 50 minutos.

A quantidade de sangue retirada em cada doação está em torno de 450 ml, outra informação importante é que doar sangue não altera a pressão arterial, não engrossa nem modifica o sangue, e é bom lembrar que o doador não tem nenhuma obrigação de doar sangue novamente. Só faz isso se quiser, com intervalo de 60 dias para os homens e de 90 dias para as mulheres.

Recomenda-se que não se deve doar sangue em jejum; faça repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação; evite alimentos gordurosos.

O hemocentro de Rolim de Moura, o Banco de Sangue está localizado na Avenida Cuiabá, bairro Planalto, ao lado do Hospital Municipal.

Texto por Paulo Andrade de Oliveira

0

A Redação do OndaTOP, é responsável pelo compartilhamento de informações relevantes ao público do Canal, e pela editoria oficial de materiais que sejam elaborados a pedido da gestão do Grupo DigiCOM Comunicação.