Menu

Governo estuda plano para levar fibra a 95% dos municípios

O governo federal está começando a discutir um plano para levar fibra óptica a 95% dos municípios brasileiros em um horizonte de quatro a cinco anos.

As conversas sobre o assunto, que ainda são embrionárias, foram iniciadas em uma recente reunião entre o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

“Metade das cidades do país não está conectada com fibra óptica. É como se não tivessem estrada asfaltada”, comparou Bernardo, durante apresentação no Seminário Internacional Internet das Coisas, nesta quarta-feira, 14, no Rio de Janeiro.

“Precisamos levar fibra para todos os municípios que for possível. Pelo menos 95% dos municípios precisam ter conexão com fibra. Claro que em alguns deles, como no interior do Amazonas, a conexão será com satélite”, comentou.

O governo ainda avalia como viabilizar essa meta, seja através de investimentos próprios ou por meio de estímulos à iniciativa privada, disse Bernardo.

O ministro entende que a maior limitação para o crescimento do acesso à Internet com qualidade no Brasil está na falta de infraestrutura fora dos grandes centros urbanos.

Fonte: Exame.abril.com.br

0

A Redação do OndaTOP, é responsável pelo compartilhamento de informações relevantes ao público do Canal, e pela editoria oficial de materiais que sejam elaborados a pedido da gestão do Grupo DigiCOM Comunicação.