Menu

Conhece o Snapchat? O App envia mensagens autodestrutivas e não permite enviar nada salvo

Os aplicativos mensageiros estão se multiplicando. Quem antigamente só precisava se preocupar com o famigerado MSN, hoje em dia precisa manter contas no Whatsapp, Facebook Messenger, Skype, Google Hangouts, BBM… e a lista não para de crescer. Cada um desses apps possui alguns diferenciais ou integrações que os tornam indispensáveis, mas na sua essência, todos funcionam da mesma maneira: é o clássico programa de troca de mensagens e lista de contatos.

E o que acontece num mercado saturado, onde todas as opções são mais ou menos parecidas? O primeiro a inovar se destaca! Este é o caso do Snapchat, o aplicativo mensageiro mais inovador dos últimos tempos que desafia conceitos básicos dados como certos no mundo da tecnologia, e está conquistando cada vez mais pessoas – principalmente os jovens.

Basta acessar um snap para que o contador comece a funcionar; ao chegar a 0, o snap desaparece para sempre  - Reprodução- Snapchat Support

Basta acessar um snap para que o contador comece a funcionar; ao chegar a 0, o snap desaparece para sempre – Reprodução- Snapchat Support

O “problema” que o Snapchat pretende resolver é a obrigatoriedade de tudo o que for compartilhado no meio digital ter que ficar registrado, mas não apenas isso: seus textos, vídeos, imagens e links sempre podem ser copiados e compartilhados nas redes sociais, o que pode trazer muita dor de cabeça. No Snapchat não. Tudo o que você envia tem prazo de validade e desaparece poucos segundos depois. É como conversar pessoalmente. Perdeu aquele momento engraçado? Já era.

Mensagens de texto são coisas do passado

Outra característica importante do Snapchat é que as “conversas” são feitas através de imagens ou vídeos. Nada de “Oi, tudo bem?”, aqui o negócio é enviar uma foto ou vídeo para transmitir o que você quer dizer – mas não se preocupe, é possível escrever e até desenhar sobre as fotos. E ainda tem mais um detalhe: não é possível enviar imagens ou vídeos salvos no celular. Você precisar tirar a foto ou gravar o vídeo na mesma hora!

Após capturar a imagem ou vídeo que você vai mandar, o Snapchat permite configurar o prazo de validade do snap, que pode ter no máximo até 10 segundos (contados a partir da abertura do snap). Então você poderá personalizar a foto e escolher quais contatos a receberão (está aí outra característica do Snapchat: a possibilidade de enviar o mesmo snap para múltiplas pessoas). Para ver um snap recebido, basta tocar no nome do contato que o enviou e ficar pressionando. O snap aparecerá e a contagem regressiva para autodestruição da mensagem começará.

Mas destrói mesmo?

Sim. Depois que o tempo acaba, a imagem ou vídeo é removida tanto do armazenamento do dispositivo q

Desenhar sobre fotos e animais de estimação são garantia de sucesso no Snapchat - Reprodução-BuzzFeed-Weknowmemes

Desenhar sobre fotos e animais de estimação são garantia de sucesso no Snapchat – Reprodução-BuzzFeed-Weknowmemes

uanto do servidor do Snapchat. E como fica o “Print Screen” nessa história? Pois é. Ainda é possível tirar um foto da tela do celular para guardar a imagem. Mas aí vem outra granda sacada do app: ele avisa se algum dos seus contatos tirar print de um snap seu. Da mesma forma, ele também avisa quando a mensagem foi entregue e aberta pelos destinatários.

E pra que eu usaria isso?

Um app de comunicação tão diferente como esse requer uma lógica diferente de utilização. Aqui o que vale é o momento. Quer mostrar algo engraçado que viu na rua sem se preocupar se ficou mal filmado/fotografado, ou se você está cometendo alguma gafe? É só mandar um snap! Seu amigo vai ver o que você quiser mostrar e pronto. Assim como o momento, o snap fica no passado. Percebe a agilidade da comunicação neste formato?

A “zueira” tem limite: até 10 segundos

Um dos principais fatores responsáveis pela popularização do Snapchat é a rapidez com que se consegue enviar piadas para os amigos. “Zoar” alguém para a turma toda sem deixar a “prova do crime” é uma das características preferidas dos brincalhões de Snapchat. É claro que muita gente se aproveita deste recurso para enviar conteúdo impróprio, mas aí vai da utilização (e dos amigos) de cada um.

A fim de dar uma chance para essa nova experiência de mensagens pelo celular? É só começar a usar! Caso você ainda não tenha o Snapchat instalado em seu smartphone, você pode instalar a versão para Android a partir da Google Play Store e a versão para iOS pela App Store. Infelizmente o aplicativo só está disponível em inglês, mas por ser de fácil utilização, o idioma não deve ser grande problema para a maioria dos usuários. Caso tenha dúvidas para usar as funções do Snapchat, continue acompanhando os tutoriais do Canaltech sobre o app. Quer conhecer outros aplicativos essenciais para seu smartphone? Acesse nosso guia para novos usuários de smartphone.

Matéria completa: http://canaltech.com.br/tutorial/mobile/Conhece-o-Snapchat-Aprenda-a-usar-o-app-que-envia-mensagens-autodestrutivas/#ixzz3EWrXqgPN

0

A Redação do OndaTOP, é responsável pelo compartilhamento de informações relevantes ao público do Canal, e pela editoria oficial de materiais que sejam elaborados a pedido da gestão do Grupo DigiCOM Comunicação.