Menu

Brasil é o 5º maior consumidor de bebidas alcoólicas da América Latina

O Brasil é o quinto país que mais consome álcool em bebidas na América Latina, de acordo com relatório publicado esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O estudo reuniu as estimativas sobre porcentagens de consumo de álcool no mundo baseadas nas estatísticas fornecidas pelos próprios países. Em todo o planeta, são ingeridos anualmente 6,2 litros de álcool puro per capita.

A definição “álcool puro” é usada para facilitar a comparação dos dados. Por exemplo, em alguns países a ingestão de cerveja é muito alta, mas, por essa bebida ter menos álcool puro que o uísque, eles podem ficar no ranking mundial atrás de outros onde a quantidade de litros consumida é menor, mas com predominância etílica.

O relatório revela que o consumo abusivo de álcool levou mais de 3,3 milhões de pessoas à morte em 2012, o que representa 6% de todos os óbitos no mundo, “ou uma morte a cada dez segundos”. Em relação aos gêneros, o álcool foi a causa de 7,6% das mortes de homens em 2012 e de 4% das mortes de mulheres.

O texto indica que o consumo excessivo de álcool não apenas leva a uma dependência nociva e a um aumento da violência, mas está relacionado ao risco de desenvolvimento de mais de 200 doenças, incluindo cirrose e alguns tipos de câncer. Além disso, o relatório destaca que o consumo excessivo de álcool faz com que as pessoas que abusam estejam mais suscetíveis a desenvolver doenças infecciosas, como tuberculose e pneumonia.

Europeus são mais beberrões
Segundo os dados com os quais a OMS conta, a Europa é a região do planeta onde há maior consumo de álcool per capita – 10,9 litros de álcool puro ao ano – especialmente a Europa Oriental, que tem os índices mais altos do mundo.

Em segundo lugar fica a América Latina, com 8,4 litros de álcool puro per capita por ano, dos quais 7,2 litros são efetivamente comprovados e 1,2 litro é estimado.

O ranking na América Latina é liderado pelo Chile, onde há um consumo anual per capita de 9,6 litros de álcool puro. O segundo na lista é a Argentina, com um total de 9,3 litros per capita ao ano. A terceira posição é ocupada pela Venezuela, com 8,9 litros de álcool puro per capita, que se divide em 12,7 consumidos por homens e 5,2, por mulheres. Já o Brasil (8,7) aparece em quinto, logo atrás do Paraguai (8,8 litros).

Com relação ao tipo de álcool consumido, na América Latina o principal é a cerveja (53%); seguida de destilados (32,6%) e vinho (11,7%).

Da EFE

0

A Redação do OndaTOP, é responsável pelo compartilhamento de informações relevantes ao público do Canal, e pela editoria oficial de materiais que sejam elaborados a pedido da gestão do Grupo DigiCOM Comunicação.