Menu

Taylor Swift é artista do ano no AMA 2013

Taylor Swift ganhou o prêmio de artista do ano no American Music Awards, realizado neste domingo (24), em Los Angeles. A artista ainda foi vencedora nas categorias melhor artista feminina country e melhor álbum country, por “Red”. Justin Timberlaketambém foi

Taylor Swift após a premiação, a  cantora de pop country  pousou para fotos com todos os premios recebidos

Taylor Swift após a premiação, a cantora de pop country pousou para fotos com todos os prêmios recebidos

para casa com três prêmios: melhor artista de pop/rock, melhor artista de Soul/R&B e melhor álbum de Soul/R&B . Ele ainda cantou “Drink You Away” ao vivo com sua banda, a Tennessee Kids.

Sem fôlego, Taylor Swift discursou e ressaltou o sentimento de suas canções. “Isso valida que, se você votou, nós estamos na fossa do mesmo jeito, e nos apaixonamos do mesmo jeito, e ficamos felizes do mesmo jeito, e se você escutar, estamos na mesma página… estamos nessa juntos”, disse Swift, ao receber o prêmio final.

Vestida de gueixa, Katy Perry foi a responsável pela abertura da premiação ao cantar sua nova música “Unconditionally”. Também se apresentaram One Direction, Imagine Dragons, Rihanna, Miley Cyrus, Jennifer Lopez, e Lady Gaga. Cyrus, que fez 21 anos neste sábado e vem causando polêmica com uma dança sensual chamada Twerk, optou por uma apresentação mais romântica desta vez, com um estranho gato como cenário para a performance.

Caso com presidente e prêmio precoce
O número mais polêmico da noite ficou por conta de Gaga, que cantou “Do What U Want” e encenou um caso com o “presidente dos Estados Unidos” R. Kelly, em uma clara referência aos escândalos sexuais entre os políticos americanos. O cantor de R&B participa da música e já havia simulado uma cena de sexo com a cantora na apresentação no programa “SNL”.

No papel de secretária do presidente, Gaga atende a um telefonema do chefe, que pede: “Garota, você tem trabalhado para mim por seis longos anos , você sabe o que eu quero”. Mais tarde, o “presidente” termina o caso com a cantora: “Quem colocou essas fotos no Instagram?”, questiona.  Após ser “abandonada”, Gaga encerra a música em cima de um piano de causa. Ao fundo, manchetes falsas e difamatórias aparecem no telão, como ” Lady Gaga é gorda ” e ” Lady Gaga já era”.

A cantora também roubou a cena no tapete vermelho, ao chegar sobre um cavalo. O animal, no entanto, não era de verdade, mas sim dois homens fantasiados que carregaram a estrela do pop até a entrada do Nokia Theatre, em Los Angeles.

Precocemente, Rihanna também foi homenageada com um prêmio de ícone da música, entregue pela sua mãe, Monica Fanty. A cantora agradeceu o apoio de  Fenty no início da carreira. “Eu tinha apenas 15 anos quando comecei e ainda estava na escola. Insisti que era aquilo que queria fazer e minha mãe finalmente disse ‘sim’. E isso foi o começo de tudo”, contou a cantora.

A dupla de rap Macklemore & Ryan Lewis liderava as indicações, concorrendo a seis troféus, mas levou apenas dois prêmios: melhor artista de e melhor álbum de Rap/Hip-Hop. Eles usaram o discurso para tratar de uma questão social. “Quero homenagear Trayvon Martin e as centenas e centenas de garotos que morrem todos os anos devido à discriminação racial… É hora de olharmos para a juventude e combatermos o racismo e as leis que o protegem”, disse Macklemore.

Martin, um adolescente negro, foi morto em 2012 por um morador de um condomínio da Flórida que desconfiou dele. Martin estava desarmado, e o caso provocou grande repercussão. O autor do disparo, um hispânico branco, foi absolvido.

A “boy band” britânica One Direction derrotou Swift e Timberlake na disputa por melhor álbum de pop/rock, com “Take Me Home”, e também ganhou o troféu de melhor grupo de pop/rock. Uma ausência notável foi a de Justin Bieber, grande ganhador do ano passado, mas que não foi indicado em nenhuma categoria nesta edição.

Os indicados e vencedores do American Music Awards são escolhidos pelo público, em votação via Internet.

Veja os vencedores: 

Artista do ano
Macklemore & Ryan Lewis
Bruno Mars
Rihanna
Taylor Swift (vencedor)
Justin Timberlake

Prêmio Ícone
Rihanna

Novo artista do ano
Florida Georgia Line
Ariana Grande (vencedor)
Imagine Dragons
Macklemore & Ryan Lewis
Phillip Phillps

Single do ano
Florida Georgia Line Featuring Nelly, “Cruise” (vencedor)
Macklemore & Ryan Lewis Featuring Wanz, “Thrift Shop”
Robin Thicke Featuring Pharrell & T.I., “Blurred Lines”

Artista favorito – Pop / Rock
Bruno Mars
Robin Thicke
Justin Timberlake (vencedor)

Banda, duo ou grupo favorito – Pop / Rock
Imagine Dragons
Macklemore & Ryan Lewis
One Direction (vencedor)

Álbum favorito  – Pop / Rock
One Direction, “Take Me Home” (vencedor)
Taylor Swift, “Red”
Justin Timberlake, “The 20/20 Experience”

Artista favorito – Country
Luke Bryan (vencedor)
Hunter Hayes
Blake Shelton

Artista favorita – Country
Miranda Lambert
Taylor Swift (vencedor)
Carrie Underwood

Banda, duo ou grupo favorito – Country
The Band Perry
Florida Georgia Line
Lady Antebellum (vencedor)

Álbum favorito – Country
Luke Bryan, “Crash My Party”
Florida Georgia Line, “Here’s To The Good Times”
Taylor Swift, “Red” (vencedor)

Álbum favorito – Rap / Hop-Hop
Jay Z, “Magna Carta…Holy Grail”
Kendrick Lamar, “good kid, m.A.A.d city”
Macklemore & Ryan Lewis, “The Heist” (vencedor)

Artista favorito  – Soul / R&B
Miguel
Robin Thicke
Justin Timberlake (vencedor)

Artista favorita – Soul / R&B
Ciara
Alicia Keys
Rihanna (vencedor)

Álbum favorito – Soul / R&B
Rihanna, “Unapologetic”
Robin Thicke, “Blurred Lines”
Justin Timberlake, “The 20/20 Experience” (vencedor)

Artista favorito – Rock alternativo
Imagine Dragons (vencedor)
The Lumineers
Mumford & Sons

Artista favorito – Latino
Marc Anthony (vencedor)
Prince Royce
Romeo Santos

Artista favorito – Música eletrônica
Avicii (vencedor)
Daft Punk
Calvin Harris
Zedd

VIA UOL * Com informações da Reuters

0

Anderson Guizolfe
Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.