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OI TELEFONIA: A precariedade aumenta a cada dia – Rondônia sofre caos com telefonia celular

Pelo quarto dia consecutivo, os rondonienses que são usuários da empresa de telecomunicações Oi tem sérios problemas com a atenção da empresa para os serviços prestados na área de telefonia móvel.

Em Porto Velho, no sábado (25), um problema técnico deixou os celulares da o

CPT - Central de Processamento Telefônico (como a da foto) prejudica comunicação em Rondônia

CPT – Central de Processamento Telefônico (como a da foto) prejudica comunicação em Rondônia

peradora mudos, sem sinal. No domingo os serviços foram reiniciados, mas não restabelecidos, sim, isso mesmo é praticamente impossível falar e quando você fala, pode ser que acerte qualquer outra pessoa – telefones celulares mudos, ligações cruzadas e descontos indevidos nos saldos de créditos dos clientes. A empresa demonstra com isso extremo despreparo para lidar com situações emergenciais, até mesmo em se tratando de equipamentos que ela mesma deveria dispor de corpo técnico para reparar.

Para a reportagem do Rondônia em Pauta, um dos veículos jornalísticos do estado,  Assessoria de Comunicação da Oi, sediada em Goiânia (GO), e muito provavelmente sem conhecimento real dos fatos, enviou a  seguinte nota:

“A Oi informa que uma falha técnica, em uma de suas centrais telefônicas em Porto Velho, afetou o serviço de telefonia móvel de parte de seus clientes em Rondônia, neste final de semana. Imediatamente equipes técnicas foram acionadas e o serviço restabelecido na manhã de domingo (26/5)”.

Para a Oi, de acordo com a nota emitida pela sua assessoria, não existem problemas relacionados à empresa desde domingo. Não é verdade. Ligar de um celular da Oi tem sido um sacrifício para os usuários desde sábado.

Não há desculpa para tamanho descaso. Se for falta de uma peça, vinda da China, três dias é mais do que suficiente para ela chegar a Rondônia, ser instalada e o problema ser resolvido. Se a tal peça tiver de vir de São Paulo, três horas são mais do que o suficiente para embarcá-la num avião e fazê-la chegar à Capital rondoniense. Assim, a operadora de telefonia celular demonstra total falta de competência de sua equipe técnica e a mais absoluta falta de compromisso com os seus clientes.

O Histórico da Empresa

A Oi surgiu em 2002 ao incorporar o grupo Telemar – essa nasceu nas ondas das privatizações do sistema Telebrás, levadas a cabo pelo governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Mais tarde, em 2009, ela ampliou a sua abrangência ao incorporar a Brasil Telecom – foi quando passou a atuar em Rondônia. Com uma política de promoções agressiva, a empresa logo se tornou a maior do Estado entre os usuários – pessoas físicas. Tal gigantismo refletiu também no tamanho dos problemas e na caótica operacionalidade da operadora no Estado.

 A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – está de olho na Oi e em outras operadoras. No ano passado, a agência proibiu a operadora – e também a TIM e a Claro – de vender novas assinaturas por conta de excesso de reclamações por parte dos clientes. As vendas só seriam liberadas se a empresa apresentasse um plano de reestruturação e investimento para melhorar a qualidade de serviços. A Oi apresentou o plano e se comprometeu em ampliar os investimentos, mas se o fez, deve ter feito bem longe de Rondônia. Não há problemas novos por aqui. São os mesmos de sempre, que de vez em quando se repetem numa frequência cada vez maior.

O que FAZER ?

É muito importante o usuário reclamar da qualidade dos serviços disponibilizados pela operadora em Rondônia – do contrário, a tendência é que o que está ruim fique ainda pior. É um jogo de paciência: o usuário tem de ligar na Oi (número 10314), fazer a reclamação e anotar o número do protocolo. Em seguida, deve ligar para a Anatel (número 1331), passar à agência o número de protocolo de atendimento da Oi e fazer a sua denúncia. Quanto mais denúncias, maiores são as probabilidades de a Agência de Telecomunicações autuar a empresa em Rondônia e fazer com que ela assuma de fato os compromissos firmados com os seus clientes no Estado.

Fonte: Redação com Informações do Rondonia em Pauta

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