Menu

Após quase um 1 mês sem coleta de lixo, mutirão é realizado, em Rondônia

Após quase um mês sem o serviço de recolhimento do lixo em Cacoal (RO), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou um mutirão para limpeza do município. O trabalho começou na segunda-feira (7) e terminou nesta quarta (9).

Helenice Rosa Nunes, funcionária pública de 43 anos, que está visitando o filho em Cacoal no Bairro Morada Digna, reclamou da deficiência do sistema de coleta do lixo. “Melhorou bastante após o mutirão. Agora é possível ficar com a minha família em frente de casa, pois antes o mau cheiro não deixava”, disse Helenice.

Mutirão foi realizado em 3 dias em Cacoal, para recolhimento do LIXO

Mutirão foi realizado em 3 dias em Cacoal, para recolhimento do LIXO

Angelina Pereira da Silva, dona de casa de 73 anos, afirma que o lixo no Bairro Morada Digna nunca havia ficado tanto tempo sem recolhimento. “O que esperamos agora é que essa coleta tenha continuidade. Normalmente o caminhão passava recolhendo pelo menos uma vez por semana, e queremos que continue dessa forma”, conta a dona de casa.

Jorge Murer, secretário da Semma, explicou que a demissão de 14 garis motivou a demora da coleta.  “O trabalho de coleta de lixo é considerado serviço obrigatório e não deve ser interrompido em feriados, porém como os funcionários se negaram a trabalhar por causa da redução das horas extras, a coleta ficou prejudicada e o lixo acumulado”, explicou Jorge.

Cinco caminhões foram utilizados no mutirão.  De acordo com a Semma, o município produz diariamente 60 toneladas de lixo que são levados para o aterro sanitário no município de Nova Brasilândia D’Oeste (RO) localizado a 60 quilômetros de Cacoal. Durante esta semana, cerca de 70 toneladas de lixo por dia foram recolhidos.

G1 –  Rede Amazônica

0

A Redação do OndaTOP, é responsável pelo compartilhamento de informações relevantes ao público do Canal, e pela editoria oficial de materiais que sejam elaborados a pedido da gestão do Grupo DigiCOM Comunicação.