Menu

Secretaria de Ação Social de Santa Luzia D’Oeste investe em capacitação profissional e valorização social

Santa Luzia D’Oeste – A Prefeitura Municipal de Santa Luzia D’Oeste tem investido pesadamente no desenvolvimento social do município. No mês de fevereiro, foi iniciado o projeto de ação do Programa Bolsa Família, que com recursos do Programa de Assistência Integral à Família – PAIF irá capacitar 105 pessoas, todas beneficiárias do programa de atenção social federal.

Os cursos estão sendo oferecidos no CRAS – Centro de Referência em Ação Social e tiveram a primeira modalidade iniciada esta semana, sob a coordenação da Secretaria de Ação Social – SEMTAS que tem como secretária a Sra. Valéria Marzagão.

A Secretária Valéria Marzagão, junta aos coordenadores do Bolsa Família e as participantes do Curso de Bombons

A Secretária Valéria Marzagão, junta aos coordenadores do Bolsa Família e as participantes do Curso de Bombons CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

As ações visam trabalhar a auto-estima, a valorização pessoal, familiar, o desenvolvimento da cidadania e garantir uma melhor qualidade de vida, com a oferta da possibilidade de geração de renda a partir da aplicação dos conhecimentos adquiridos em atividades rentáveis.

O primeiro curso, que já está sendo ministrado é Confecção de Bombons Artesanais e Trufas, com duração de 40 horas. Após o término do mesmo, e dando continuidade à grade de ações, serão ministrados ainda os cursos de: Manicure e Pedicure com unhas decorativas (60 horas), Pinturas diversas em Tecido (60 horas), Cabeleireiro – Corte e Hidratação (80 horas), Higiene e Limpeza (30 horas) e Padaria (80 horas). Todos os cursos integram a aprendizagem teórica, a prática e inclusive a exposição e conhecimentos práticos na venda dos trabalhos.

São 21 mulheres participantes do curso de bombons e trufas, na faixa etária dos 13 aos 59 anos, o que garante atendimento à um público amplo.

“Além de colaborar com a auto-estima de cada participante, garantindo a  certeza, de ter o que se  fazer como atividade ocupacional, estamos oferecendo a possibilidade de ganhar com estas atividades. Seja fazendo bombons, pintando unhas, fabricando pães, ou o que for, todas poderão completar o orçamento em casa, e coloca mais dinheiro no bolso.” – complementa a secretária Valéria Marzagão.

Sorrisos, alegria, curiosidade e dedicação. Todas ficam atentas aos detalhes e garantem que nada do que aprenderem ali será perdido.

“Vamos participar de todos os cursos, vamos ficar até o final, não estamos aqui pra desistir, queremos é aprender” – grita uma participante do meio do grupo, quando a reportagem abordou sobre a possibilidade de desistir, ou parar de participar.

Ações como esta, empreendedoras, garantem a valorização social, e dão condições de desenvolvimento às famílias participantes dos programas sociais. A prefeitura tem ainda projetos para utilizar a mão de obra destes cursos, em futuras ações sociais da administração. É desenvolvimento, com responsabilidade social.

As participantes do curso de Bombons da Secretaria Municipal de Ação Social

As participantes do curso de Bombons da Secretaria Municipal de Ação Social - Clique para Ampliar

Da Redação –  Texto e Fotos por Anderson Guizolfe

0

Anderson Guizolfe
Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.