Menu

Prefeitura comunica que os moradores devem fazer o cadastramento do ‘CARTÃO SUS’

 

Os moradores de Alta Floresta que utilizam Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar o CEMAS – Centro Múltiplo de Atenção à Saúde (popular Farmácia Básica), para providenciarem o Cartão SUS. Trata-se de uma recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, através do Conselho Municipal de Saúde, atendendo exigências do próprio Ministério da Saúde, conforme informou Adenilson Anacleto, diretor do Cemas.

 Para adquirir o Cartão SUS, o paciente deve levar a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e certidão de nascimento ou casamento.

Adenilson disse que as pessoas que ainda não possuem o Cartão SUS podem procurar a Farmácia Básica
Adenilson disse que as pessoas que ainda não possuem o Cartão SUS podem procurar a Farmácia Básica

O cadastramento vai permitir identificar o percentual de pacientes da cidade que procuram o sistema de saúde, além de contribuir com dados para que o município continue recebendo recursos do Governo Federal.

 O Cartão do SUS é considerado o CPF da saúde no Brasil, já que se trata de um cadastro nacional das pessoas que recebem atendimento nas unidades públicas de saúde em todo o país.

 Adenilson comentou que alguns pacientes que são encaminhados para as regionais estão tendo problemas, em virtude da falta do Cartão SUS. “As unidades não estão atendendo estes pacientes”, explicou, dizendo ainda que moradores estão deixando para os momentos de emergência.

 As pessoas que ainda não possuem o Cartão SUS podem procurar a Farmácia Básica, de segunda à sexta-feira, no horário das 7 às 13 horas. “Uma pessoa pode representar membros da mesma família ou conhecidos e obter o Cartão. Neste caso, são necessários apenas os dados das demais pessoas”, afirmou Anacleto.

 

 

FONTE: DECOM

Assessoria de Imprensa e Relações Públicas

 

0

A Redação do OndaTOP, é responsável pelo compartilhamento de informações relevantes ao público do Canal, e pela editoria oficial de materiais que sejam elaborados a pedido da gestão do Grupo DigiCOM Comunicação.