Menu

Prefeito de Castanheiras, Alcides do Som, é denunciado pela PRE por compra de votos

A Procuradoria Regional Eleitoral em Rondônia (PRE/RO) denunciou o atual prefeito de Castanheiras, Alcides Zacarias Sobrinho, e outras três pessoas por compra de votos nas eleições de 2008. A denúncia é de que o prefeito usou dinheiro público da prefeitura para comprar 500 tijolos a fim de entregá-los a um eleitor como pagamento por voto obtido na eleição.

Prefeito Alcides do Som e mais 3 pessoas foram denunciados pela PRE

Prefeito Alcides do Som e mais 3 pessoas foram denunciados pela PRE

Na época das eleições de 2008, o eleitor Joaquim Pacheco Martins solicitou a Hélio Dias de Souza e Alcides Zacarias Sobrinho ajuda para construir sua casa. O eleitor receberia os tijolos caso “desse uma força nas eleições”. Na época da negociação do voto, Hélio e Alcides eram candidatos a prefeito e vice-prefeito de Castanheiras. Algum tempo depois, Hélio desistiu da candidatura e foi sucedido na chapa por Alcides, vencedor daquela eleição.

Para pagar o “compromisso de campanha”, Hélio deu ordens para que o atual diretor de Obras da prefeitura, Geraldo Ferreira, adquirisse os tijolos com recursos do Município e fizesse a entrega ao eleitor Joaquim.

Dentre as provas apresentadas pela PRE/RO está um vídeo do momento da compra dos tijolos e posterior repasse ao eleitor, além de gravações que revelam a negociação para o pagamento do voto.

Os quatro denunciados têm dez dias para apresentar defesa. A compra de voto está prevista no Código Eleitoral e tem como punição a reclusão de até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.

 

Fonte: MPF/RO / MPF/RO

0

A Redação do OndaTOP, é responsável pelo compartilhamento de informações relevantes ao público do Canal, e pela editoria oficial de materiais que sejam elaborados a pedido da gestão do Grupo DigiCOM Comunicação.