Menu

Plantio de mogno simboliza início do novo Governo de Rondônia

Com o objetivo de implantar uma nova política ambiental, econômica e sustentável no estado, o governador Confúcio Moura lançou na tarde desta terça (4) as bases de um conceito que une a preservação do meio ambienteao desenvolvimento sustentável.

O projeto será realizado em parceria por diversas secretarias de estado, que trabalharão juntas, em ações articuladas, visando um único objetivo que é a disseminação da conscientização ambiental no estado.

Governador Confúcio Moura realiza plantio de Mogno no CPA, Palácio e SEDAM

Governador Confúcio Moura realiza plantio de Mogno no CPA, Palácio e SEDAM

O projeto foi lançado pelo governador no espaço onde está sendo construído o futuro Centro Político Administrativo  (CPA), através do plantio de mudas de arvores. Participaram do evento diversos secretários, assessores e a imprensa, que registrou o momento em que Confúcio Moura plantou a primeira muda de mogn. Outras quatro muda foram plantadas por secretários.

Confúcio esclareceu que escolheu o mogno para simbolizar o novo governo por ser  madeira de lei e que trouxe tanta riqueza ao estado, “mas que imerecidamente está em extinção”. E completou: ”A força da arvore é a energia da nova administração. Ela representa a Amazônia agroecológica, produção, sustentabilidade. Com atitudes assim, muita gente plantando, é que vamos colher excelentes frutos e ter rendimento econômico”

Em seguida a comitiva se dirigiu ao Palácio Getúlio Vargas e posteriormente para a sede da SEDAM (Secretaria de Desenvolvimento Ambiental), onde outras mudas foram plantadas.


Sobre o mogno

O mogno é uma árvore da região amazônica bastante explorada e conhecida pela qualidade da madeira. Adaptou-se muito bem, para arborização urbana. É uma espécie de crescimento rápido e tronco reto. Só frutificam os exemplares mais velhos, porém nestes casos, produzem muitas sementes de germinação fácil.

Nome Popular: Mogno
N. Científico Swieteniamacrophylla
Família Meliaceae
Outros nomes populares Aguano, Uraputanga.
Altura média (adulto) 25-30 metros
Folhas Compostas paripinadas, lisas, 8 a 10 folíolos de 13 cm.
Flores Insignificantes, claras.
Fruto Grande, (18 cm) com casca dura, voltado para cima. Se abre em 4partes, liberando as sementes.
Sementes Aladas, muito leves, 12 cm, marron claro.

Fonte: Governo de Rondônia – DECOM – Departamento de Comunicação Social do Estado

0

Anderson Guizolfe
Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.