Menu

LED não… laser! Nova tecnologia é desenvolvida para substituir faróis em automóveis

Com os LEDs, mais eficientes e econômicos que as lâmpadas convencionais, chegando a cada vez mais conjuntos óticos de carros, as montadoras já desenvolvem uma tecnologia que promete ser o próximo passo.

A BMW divulgou nesta semana que está trabalhando na criação de lâmpadas com luz laser. O equipamento tem intensidade mil vezes maior do que a dos LEDs convencionais, com economia de energia e consumo de combustível.

Novo BMW i8, tem protótipo de faróis de lâser. A tecnologia, vem sendo desenvolvida para substituir a LED

Novo BMW i8, tem protótipo de faróis de lâser. A tecnologia, vem sendo desenvolvida para substituir a LED

As ondas de luz do laser têm o mesmo comprimento e uma diferença de fase constante, produzindo um feixe quase paralelo. Essa característica permite criar novas funções para os faróis.

Outra vantagem é que a alta eficiência do laser garante a metade do consumo de energia dos faróis de LED.

A montadora alemã destaca que a intensidade da luz laser não representa risco a seres humanos e animais, quando aplicada no veículo. Antes de a luz dos diodos laser ser emitida em direção a rua, o feixe de luz azulado é convertido em uma pura luz branca, com a ajuda de um material fluorescente de fósforo instalado dentro do farol.

Segundo a BMW, a luz resultante é muito brilhante, branca, agradável aos olhos e tem um consumo de energia muito baixo. Os diodos laser também são cem vezes menores do que as células usadas na iluminação de LED, o que permitirá seu deslocamento na carroceria, ampliando as possibilidades de criação da área de design.

A tecnologia é testada nos carros-conceito da linha “i”, a submarca de veículos elétricos e híbridos da BMW.

FONTE: FOLHA – Com agências internacionais

0

Anderson Guizolfe
Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.