Menu

Gasolina Controlada: No Peru, comissão controla venda de gasolina, para combater produção de coca

Na tentativa de conter a produção de drogas no Peru, a Comissão Interinstitucional para o Controle de Insumos Químicos pretende propor que a gasolina seja incluída na relação de produtos utilizados para a fabricação de cocaína no país. Na prática, a medida vai limitar a venda de gasolina nas regiões apontadas como áreas de cultivo de coca. A ideia é dificultar a produção de coca, pois a gasolina é um dos principais elementos utilizados na fabricação da droga.

Governo deve controlar venda de gasolina em regiões produtores de coca no Peru

Governo deve controlar venda de gasolina em regiões produtores de coca no Peru

O coordenador nacional de Fiscalização de Drogas, Elmer Rios Luque, disse que o tema será discutido na próxima quarta-feira (14). Segundo ele, a proposta conta com o apoio da maior parte dos integrantes da comissão – formada por representantes do Ministério Público, Judiciário, dos ministérios do Interior e da Produção e da Secretaria Executiva de Controle de Drogas.

Segundo ele, apenas nos últimos três meses foram apreendidos 129.231 quilos de coca e mais 3.775 galões com líquidos de diversos tipos utilizados como insumos para a fabricação da droga. O coordenador acrescentou ainda que, no mesmo período, foram incinerados 12.530 quilos de folha (seca) de coca – normalmente usada para a fabricação da droga.

Rios Luque disse também que desde julho foram destruídos 34 laboratórios, três campos e 42 postos utilizados para a fabricação de drogas ilegais. Segundo ele, o governo vai intensificar as ações envolvendo autoridades políticas, militares e policiais no combate ao narcotráfico no país.

A cooperação internacional para conter o tráfico no Peru diminuiu nos últimos anos, de acordo com relatórios oficiais. No final de junho, o Relatório Mundial sobre Drogas 2010, elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNOCR), mostrou que o cultivo de coca no Peru cresceu 55% na última década.

Fonte: Agência Brasil

*Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina.

0

A Redação do OndaTOP, é responsável pelo compartilhamento de informações relevantes ao público do Canal, e pela editoria oficial de materiais que sejam elaborados a pedido da gestão do Grupo DigiCOM Comunicação.