Menu

Cacoal sedia hoje a primeira sessão da Assembléia Itinerante

Os deputados estaduais estão em Cacoal hoje, dia 20 para a primeira sessão da Assembléia Itinerante, com início previsto para as 15 horas, na Câmara Municipal.

“As sessões Itinerantes tem como objetivo promover a articulação institucional com as prefeituras e Câmaras Municipais, visando consolidar parcerias para ações junto ao Executivo Estadual”, destacou o presidente da casa, Valter Araújo (PTB).

 

Secretário geral da ALE, Kaká Mendonça, vereador Katatal, presidente da ALE Valter Araújo e deputado Valdivino Tucura

Secretário geral da ALE, Kaká Mendonça, vereador Katatal, presidente da ALE Valter Araújo e deputado Valdivino Tucura

Através de projeto de resolução, de autoria coletiva, a sede do Poder Legislativo foi transferida para o município de Cacoal, com a finalidade de realizar sessão ordinária e dar cumprimento ao programa Assembléia Itinerante.

Para o presidente da Assembléia: “descentralizar a atuação do Poder Legislativo, interiorizando suas atividades, para acolher as postulações das entidades representativas e as manifestações populares é uma ação que o Legislativo vai fortalecer na atual legislatura”.

A Assembléia definiu que será realizada uma sessão por mês e foram indicados, além de Cacoal, os municípios de Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Vilhena, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé e Guajará-Mirim como sedes regionais para a realização de sessões itinerantes.

O deputado Valter Araújo (PTB), ao chegar em Cacoal na tarde desta terça-feira, 19, concedeu entrevista ao jornal A Gazeta de Rondônia – OndaTOP, onde falou  sobre a realização da primeira Assembléia Itinerante.

“Nas sessões da Assembléia Itinerante, o povo ganha muito, pois tem oportunidade de fazer o acompanhamento dos seus deputados, conhecer a atuação, e poder também se posicionar” – explica o presidente da assembléia legislativa.

Araújo, citou que em primeiro momento da sessão, estará sendo aberta uma espécie de audiência pública, para poder se ouvir a comunidade, as lideranças, prefeito, vereadores, associação comercial, o setor produtivo e outros. Assim, se discute na base, os problemas que cada região enfrenta. Para o presidente da ALE, isso serve de apoio, para as ações que serão desenvolvidas a partir de agora.

Ainda em entrevista foi confirmado que diversos assuntos de interesse da população de Cacoal serão discutidos, como por exemplo, o Hospital São Daniel Comboni, que vai receber um convênio de 5 milhões de reais, dinheiro da assembléia, através de emenda dos deputados, autorizando o governo, descontingenciando o dinheiro, para que possa ser firmado esse convênio.

Será votado em Cacoal também, o requerimento de autoria coletiva para realização das audiências públicas que precedem a criação do código florestal do estado.

Na sessão ainda estará em pauta, a liberação de mais 8 milhões de reais para resolver os problemas de presídios do estado, seja na ampliação, conclusão e construção de mais unidades, isso para “para acabar com esse barril de pólvora que é o sistema carcerário do estado de Rondônia” conforme cita o presidente da ALE.

Para encerrar Valter Araújo enfatiza: “A Assembléia é um plenário comum, esse é o papel dela, assim que ela vai funcionar, esse é o desafio que estamos nos impondo: chegar mais perto do povo através dessas ações, trazer a Assembléia da capital para o interior do estado”.

Da Redação por Anderson Guizolfe

0

Anderson Guizolfe

Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.