Menu

Brasil garante 1ª medalha de ouro no PAN

Yane Marques tentou, Márcio Wenceslau se esforçou, Daynara de Paula quase chegou. Mas o primeiro ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2011 vai direto para o peito de quem já tem uma coleção de respeito. Dono de oito medalhas na edição anterior, no Rio de Janeiro, Thiago Pereira abriu sua maratona em Guadalajara com uma prova dominante nos 400m medley. Com o tempo de 4m16s68, ele venceu sem sustos e garantiu o degrau mais alto do pódio na primeira das oito provas que vai disputar no México.

– É bom começar com o pé direito. De manhã me surpreendi um pouco com a eliminatória, e saí com a mesma sensação da água. Estava bem preocupado, pensando no que poderia acontecer. Normalmente saio até mais cansado dos 400m medley, mas dei uma segurada no final, aproveitando que estava na frente. Até porque a semana vai ser longa, e com altitude vai ficando cada vez mais difícil – afirmou Thiago.
Primeira medalha de ouro do Brasil foi garantida por Thiago Pereira no PAN de Guadalajara -  FOTO AP

Primeira medalha de ouro do Brasil foi garantida por Thiago Pereira no PAN de Guadalajara - FOTO AP

O brasileiro festejou o primeiro ouro brasileiro e disse esperar que seja só o começo, mas não pelas marcas individuais, e sim para ajudar o país no quadro de medalhas.

– Ainda tem mais essa de ser a primeira medalha de ouro do Brasil. Tem um significado muito maior, eu que no Rio tive a oportunidade de conquistar seis de ouro. Esse foi o primeiro passo para mais um Pan. Vamos ver se consigo repetir o que fiz, não apenas pelos motivos pessoais, mas porque sei que essas medalhas vão ajudar o Brasil na contagem final – disse.

Na primeira virada, no nado borboleta, Thiago já estava na frente. Dali em diante, a vantagem cresceu. No nado costas, ele já tinha mais de um corpo de vantagem para o segundo colocado. No peito, ele mais uma vez virou na frente. E no crawl, quando costuma perder fôlego, já tinha quatro segundos de vantagem para os outros competidores. Bastou ali controlar o ritmo para garantir o primeiro ouro brasileiro na competição.

Nos 400m medley, Pereira conquistou o primeiro ouro do Brasil

Nos 400m medley, Pereira conquistou o primeiro ouro do Brasil

Para superar o mesa-tenista Hugo Hoyama como o maior medalhista de ouro do país na história dos Jogos Pan-Americanos, Thiago Pereira ainda precisa bater em primeiro mais três vezes.

– É claro que também estou torcendo por ele. A gente sabe que, apesar da gente ter os nossos objetivos individuais e independentemente se eu vou conseguir passá-lo ou não, quem ganha mais com isso é o Brasil. Então, é torcer para que ele conquiste mais uma medalha nesse Pan-Americano e para que eu consiga chegar o mais perto dele ou passá-lo.

Publicado originalmente em GloboEsporte.com

0

A Redação do OndaTOP, é responsável pelo compartilhamento de informações relevantes ao público do Canal, e pela editoria oficial de materiais que sejam elaborados a pedido da gestão do Grupo DigiCOM Comunicação.