Menu

ASPEC trabalha para a realização do VII Festival de Pesca de Cacoal

A Associação Ecológica Amigos da Pesca – ASPEC está com toda a diretoria envolvida nos trabalhos preparatórios para a realização do VII Festival de Pesca de Cacoal, que ocorre nos dias 30 de Abril e 1º de Maio.

O presidente Adonias Furtado, esteve a convite do jornal A Gazeta de Rondônia falando das atrações da próxima edição do festival.

 

VII Festival de Pesca promete ser sucesso social e ecológico

VII Festival de Pesca promete ser sucesso social e ecológico

O lançamento do Festival de 2011 aconteceu recentemente e como maior diferencial em relação às edições anteriores, 20% do valor líquido arrecadado no evento será destinado para uma instituição filantrópica do município, garantindo o caráter e estimulando novas participações.

Para os que já participaram da disputa e garantirão novamente presença, fica registrada uma mudança nas regras, quanto à divulgação das espécies de peixes que contam na disputa. Na VII edição do festival, as espécies de peixes já estarão constando na ficha de inscrição.

Essa mudança segundo o presidente Furtado se deve à participação de pessoas que vêm de diversas localidades do estado, inclusive de outros estados, que poderão trazer apenas a “tralha” de pesca necessária. “Agora todos podem trazer apenas o material necessário paras os peixes que concorrem, algumas vezes os participantes traziam tralhas pesadas e eram sorteados peixes leves” – afirma o presidente da ASPEC.

O Pintado (Caparari, Surubim), o Jundiá, o Abotoado, a Pirarara e a Piraíba são os peixes de couro, que concorrem no festival deste ano, como alguns peixes de escamas valem as espécies: Tambaqui, Pirapitinga, Cachorra, Curvina e Bicuda.

Para a equipe que pescar o maior Jaú – peixe tradicional do Rio Machado, haverá um prêmio especial, não integrando nem a premiação oficial nem os peixes da relação principal.

As atividades começam no sábado, e contam com apresentação de Jet-Sky, apresentação de Karatê, prova de caiaque, show com artistas regionais, palestras e exposição de artesanato.  A animação da noite de sábado fica por conta de grupos regionais. O local do evento continua próximo à ponte do Rio Machado, e contará com praça de alimentação.

O lado ecológico da associação é realçado na preservação ambiental, com o plantio de árvores, solta de alevinos e conscientização dos participantes contra práticas abusivas ao meio ambiente. Trabalhar a Ecologia é um dos compromissos da ASPEC.

Os grandes ganhadores de 2011 levam para casa: 1º lugar – 1 Motor 15Hp com Barco de 05 metros e 01 carreta-reboque; 2º lugar – 01 Motor 15Hp; 3º lugar – Bote de 05 metros;  4º lugar – 01 carreta-reboque; 5º lugar – 01 Motor rabeta; 6º lugar – 01 Gerador de Energia; 7º lugar – 01 Sonar; 8º lugar – 01 Vara com carretilha; 9º lugar – 01 Barraca de Camping ; 10º lugar – 01 Vara com molinete; e na premiação especial para o maior Jaú, 01 BG-90 com vara e  linha.

A largada será as 08:00 horas da manhã e às 15:00 horas encerra-se a pescaria, sendo realizada em seguida a classificação e a entrega da premiação, com presença de autoridades e patrocinadores.

Da Redação – Anderson Guizolfe

 

0

Anderson Guizolfe
Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.