Menu

Alta Floresta já conta com Telecentro Comunitário

Na última segunda-feira (14), o prefeito de Alta Floresta, Daniel Deina (PTN), acompanhado do vice-prefeito, Delmo Rodrigues (popular Gordo das Baterias); do secretário municipal de educação, José Jaques; e dos vereadores: presidente da Câmara Municipal, Edmar Boldt (PSB); Nelsinho da 60 (PR); e Jarlei Batista (PCdoB), participaram da inauguração das instalações do Telecentro Comunitário – umprograma do governo federal que visa diminuir o número de brasileiros que estão excluídos do mundo da informática.

Inauguração do Telecentro Digital

Reabertura dos Trabalhos do Telecentro Digital

O programa consiste na montagem e entrega de um centro de informática, com acesso a internet, que atende, simultaneamente, a um grupo de pelo menos 10 cidadãos. O Programa é desenvolvido em parceria com os municípios. Cada Telecentro consiste de kit com 11 computadores – 10 terminais e um servidor –, impressora a laser, projetor data-show e um roteador para acesso a internet, mais mobiliário, que inclui armários, cadeiras e mesas.

A contrapartida para o atendimento à comunidade é a definição, pela prefeitura municipal, de um imóvel com endereço onde serão instalados os equipamentos. Em Alta Floresta, o Telecentro foi montado em um prédio anexo ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que está localizado no Bairro Redondo.

De acordo com um dos coordenadores do Telecentro de Alta Floresta, Francisco Emanuel dos Santos Araújo, cada cidadão tem direito a uma hora por dia para usar os computadores. É necessário ter mais de oito anos e se cadastrar junto ao órgão. O horário de atendimento é das 8 às 13 horas. Além de acesso a internet, o Telecentro contará com outras atividades, dentre elas: cursos de informática básica; curso de navegação na internet; realização de atividades sócio-culturais para mobilização social ou divulgação do conhecimento; e oficinas de alfabetização digital.

Com a inauguração do Telecentro Comunitário, Daniel Deina acredita que Alta Floresta deu um grande passo rumo a Inclusão Digital.

Fonte: DECOM – Departamento de Comunicação Municipal

http://www.altaflorestadoeste.ro.gov.br/portal1/municipio/noticia.asp?iIdMun=100111001&iIdNoticia=197487
0

Anderson Guizolfe

Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.