Menu

Prefeitura de Rolim de Moura realiza ações criativas Contra a Dengue

Com alto teor de criatividade, a Prefeitura de Rolim de Moura, em parceria com a Escola Profissionalizante Delta, realizou neste mês de novembro diversas atividades de mobilização e conscientização sobre a dengue. A meta era sensibilizar toda população acerca das medidas preventivas contra a proliferação do Aedes Aegypti. Peças Teatrais, adesivação de veículos e distribuição de informativos marcaram a luta contra o mosquito transmissor da doença.

Através da capacitação dos profissionais, a enfermeira e Supervisora de Serviço de Saúde Preventiva, Quésia dos Anjos, disse que o município vem se empenhando para combater a dengue, por meio de um plano de contingência iniciado em janeiro, tendo como finalidade sensibilizar a população aos riscos da não prevenção. “Essas atividades marcaram o início da batalha contra o inseto, que por menor que seja é capaz de levar a conseqüências trágicas e irreversíveis, como a morte”, disse Quésia.

 

Peça O Mosquitão é apresentada por Alunos da escola de enfermagem Delta em Rolim de Moura

Peça O Mosquitão é apresentada por Alunos da escola de enfermagem Delta em Rolim de Moura

Por meio de um cronograma, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já desenvolveu diversas atividades de sensibilização, ações que atingiram ainda as escolas da Rede Municipal de Ensino, onde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação lançou um concurso cultural com o Tema “Comemore seu Natal sem Dengue”.

De acordo com o Prefeito, Sebastião Dias Ferraz (Tião Serraia), o mês de novembro ainda foi o mais intensivo em suas ações, considerando a aproximação do período das águas, quando há uma maior facilidade para a propagação do mosquito. “Somente neste mês, aconteceram adesivação dos veículos com o tema Rolim de Moura unido contra a Dengue, peças teatrais em vias públicas, conscientização na região central da cidade, carreata e um evento especial no Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho, onde aberto ao público, todos puderam conhecer a atual realidade dos criadouros do mosquito em Rolim de Moura e a evolução do sistema imunológico do Aedes”, informou Serraia, destacando o compromisso da Prefeitura.

Um dos sucessos da programação foi a Peça Teatral O Mosquitão – apresentada por alunos da Escola Profissionalizante Delta, organizada pela enfermeira Mychelli Louback, e a adaptação de uma música popular que já fez muito sucesso no passado “A Barata”, do grupo SPC, transformada em “O Mosquitinho da Dengue vê fazendo a Fama”, desenvolvido e apresentado por um grupo de agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde Centro Norte. “Não é justo uma população toda ser vencida por um mosquito”, desabafou a enfermeira Núbia Henz – também envolvida no projeto de conscientização da Prefeitura.

As ações de conscientização continuam por meio dos agentes comunitários de saúde, durante as visitas rotineiras às comunidades de Rolim de Moura, conforme informou o Secretário da Semusa, Roberto Diniz.

O Vírus

Há vários tipos de vírus no Brasil, e cada um só infecta uma vez, mas deixa baixa a imunidade do paciente para os outros tipos de vírus da dengue. De acordo com pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já há risco de dengue tipo 4, principalmente em Roraima, onde a população mantém um grande contato com Venezuelanos, país em que o vírus já existe.

Fonte Oficial: www.rolimdemoura.ro.gov.br

0

Anderson Guizolfe
Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.