Menu

Interpol alerta sobre possíveis Ataques Terroristas nos EUA e Europa

A Interpol afirmou nesta quinta-feira (16) que seu escritório em Bagdá recebeu informações sobre “possíveis ameaças” de atentados da rede terrorista da al-Qaeda nos Estados Unidos e na Europa durante o Natal.

“Recebemos informações ontem (quarta-feira) do escritório da Interpol em Bagdá sobre possíveis ameaças, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, em virtude de ordens dadas às células da al-Qaeda pelos comandantes da organização terrorista”, declarou uma porta-voz do organismo policial internacional, com sede em Lyon (França).Ela acrescentou que os 188 países membros da Interpol já foram alertados.

No sábado, no centro de Estocolmo, perto de uma rua cheia de lojas, muito frequentada, com a aproximação do Natal, um terrorista presumível, Taimour Abdulwahab, acionou os explosivos que levava com a intenção, segundo o Ministério Público, de matar “o máximo possível de pessoas”.

Taimour Abdulwahab informou em seu testamento ter agido por instigação do Estado islâmico no Iraque, o braço iraquiano da rede al-Qaeda, segundo o centro americano de vigilância de sites islamitas (Site).

Ataques Terroristas estariam Previstos para o NATAL, nos EUA e na Europa - Clique Para Ampliar

Ataques Terroristas estariam Previstos para o NATAL, nos EUA e na Europa - Clique Para Ampliar

A informação foi confirmada também por uma importante autoridade iraquiana.O general Dhiya Hussein, chefe anti-terrorismo do Ministério do Interior, afirmou que um militante capturado, pertencente a uma célula da al-Qaeda no Iraque, revelou o plano durante interrogatórios. O insurgente estava entre um grupo de 39 homens detidos em uma ação contra importantes militantes, segundo ele.

Autoridades disseram que as operações, realizadas no mês passado e que levaram à prisão de um dos maiores comandantes da al-Qaeda no Iraque e de seus líderes na província de Anbar, foram um duro golpe à célula local do grupo, o Estado Islâmico do Iraque.

‘Um dos (homens) confessou que o grupo realizará ataques dentro dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da Europa’, disse Hussein.

Ele acrescentou que o Iraque informou os países mencionados, e disse que interrogadores norte-americanos já conversaram com o insurgente.

“Estamos cientes do anúncio… sobre supostos planos terroristas para ataques contra os EUA e a Europa”, disse Kelli Lane, porta-voz do Exército norte-americano em Bagdá.

 

Fonte: Orgulhosamente do G1.com.br

0

Anderson Guizolfe

Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.