Menu

Explosão no México mata 27 e fere Dezenas de Pessoas

A explosão de um duto da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), provocada aparentemente por roubo de combustível, deixou pelo menos 27 mortos e 52 feridos neste domingo (19), na comunidade de San Martín Texmelucan (centro), de acordo com informações do governo local.

Resgate retira corpo de uma das vítimas da explosão em San Martín Texmelucan no México CI - AP

Resgate retira corpo de uma das vítimas da explosão em San Martín Texmelucan no México CI - AP

“Temos que lamentar 27 pessoas mortas, 12 delas menores de idade, e 52 feridos”, disse durante entrevista coletiva Laura Gurza, diretora de Defesa Civil da secretaria de governo (Ministério do Interior) do México.

O balanço anterior dava conta de 22 mortos, mas este foi atualizado após a localização de cinco corpos nos escombros de casas totalmente carbonizadas.

O número de vítimas “é preliminar, pode aumentar à medida que continuarem os trabalhos de busca e resgate entre os escombros”, disse, por sua vez, Francisco Blake, secretário de governo, que viajou ao local do incidente.

Destruição

Segundo o governo local, a explosão destruiu 32 casas, danificou 83 casas e levou à evacuação de centenas de pessoas que viviam na região.

A explosão ocorreu após as 05h00 locais em uma comunidade do estadao de Puebla, onde no último ano se registraram “problemas importantes de roubo de combustível”, informou a estatal Pemex.

Canais de televisão locais exibiram imagens de uma grande nuvem de fumaça negra e de muitas pessoas abandonando suas casas para fugir da explosão.

Carros são Atingidos por explosão de oleoduto no México

Carros são Atingidos por explosão de oleoduto no México

De acordo com Valentín Meneses, secretário de governo do estado de Puebla, onde fica San Martín Texmelucan, a explosão ocorreu depois “que um bando de delinquentes perfurou os dutos da estatal Pemex (…). As ruas começaram a inundar, ocorreu uma faísca; eram rios de fogo os que víamos nas ruas”.

A estatal Pemex confirmou, em comunicado, que a explosão foi provocada por “um incêndio nos dutos”, e que o abastecimento de combustível para os mesmos foi cortado.

Fonte: Orgulhosamente G1.com.br

0

Anderson Guizolfe
Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.