Menu

Em Rondônia, multa para mesário faltoso pode chegar a um salário mínimo

Às 7h do dia 31, domingo de eleição, os 13.492 (treze mil quatrocentos e noventa e dois) mesários convocados para auxiliar a Justiça Eleitoral no primeiro turno, deverão repetir a dose, nas seções eleitorais à que foram designados.

A Justiça Eleitoral acredita no credenciamento desses cidadãos, não só pelo treinamento recebido anteriormente ao dia da eleição, como também por terem sido testados na prática, executando todos os trabalhos delegados de forma excepcional, e garantindo o bom andamento das eleições ao que diz respeito ao Estado de Rondônia.

Mesários que não comparecerem podem pagar multas de até 1 Salário Mínimo

Mesários que não comparecerem podem pagar multas de até 1 Salário Mínimo

O TRE/RO informa que 189 mesários faltaram ao compromisso no dia 3 de outubro, o que equivale a 1,4% do total de convocados; a praticidade alcançada pelos projetos Mesário Voluntário e Mesário Universitário Voluntário fizeram com que a Justiça Eleitoral conseguisse quase 100% de voluntariado.

Mas é bom lembrar que a Justiça Eleitoral está disposta a punir aqueles que não cumprirem com o seu dever, uma vez que o aceite para os trabalhos eleitorais é obrigatório. Àqueles que não derem justa causa à sua falta, incorrerão em multa de 50 % (cinqüenta pro cento) a 1 (um) salário mínimo, nos termos do art. 124 do código eleitoral. Servidor público ou autárquico poderá ser punido sendo suspenso por até quinze dias.

Pior ainda para o mesário faltoso, será se por acaso, nos termos do §3º do mesmo artigo, a mesa receptora deixar de funcionar por sua falta. Neste caso em especial, as sanções descritas acima serão aplicadas em dobro.

Fonte: RondoniaDinamica
Com Informações do TRE

0

Anderson Guizolfe
Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.