Menu

Confúcio Moura do PMDB é Eleito Governador de Rondônia

Com 92% das urnas apuradas, o médico, ex-prefeito e ex-deputado federal Confúcio Moura (PMDB), da coligação Aliança por Uma Rondônia Melhor para Todos ( PDT / PMDB / PRTB / PC do B / DEM ), já está eleito governador de Rondônia.

Nascido no dia 16 de maio de 1948, em Dianópolis, Tocantins, Confúcio Moura é médico, escritor, ex-prefeito do município de Ariquemes e ex-deputado federal por três mandatos.

Com ele, o PMDB volta a governar Rondônia após um jejum de 12 anos. Desde a redemocratização do País, o partido esteve à frente do Poder Executivo Estadual por três ocasiões – um mandato de dois anos com o governador tampão Ângelo Angelin, um mandato de quatro anos com Jerônimo Santana e outro mandato de quatro anos com o hoje senador reeleito Valdir Raupp.

A passagem do PMDB pelo Governo deixou um legado econômico negativo para o Estado, muito explorado pelo adversário de Confúcio, João Cahulla, do PPS, nestas eleições. O ex-governador Valdir Raupp foi acusado de lotear o Estado entre aliados, “falir” o Banco do Estado de Rondônia e a Centrais Elétricas de Rondônia e atrasar salários, além de protagonizar escândalos de corrupção.

Raupp, no entanto, foi reeleito no último dia 3 de outubro com a maior votação da história política de Rondônia: 481.284 votos, ou 34.29% dos votos válidos, contra 453.812, ou 32.34% dos votos válidos conferidos a seu principal oponente, o ex-governador Ivo Cassol, que também se elegeu senador.

Para chegar ao Governo, Confúcio Moura fez alianças até com o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Carlão de Oliveira, cujo filho, Jean Oliveira, se elegeu deputado estadual. Carlão foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Dominó e já sofreu várias condenações pela justiça.

Confúcio também se aliou ao ex-senador Expedito Júnior, do PSDB, que disputou o primeiro turno das eleições, mas foi derrotado. Expedito teve o registro de candidatura a governador negado pelo Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Superior Eleitoral por ter sido cassado por compra de votos nas eleições de 2006 juntamente com o atual senador eleito Ivo Cassol. Este último conseguiu o registro e disputou a eleição com liminar concedida pelo TSE. Outro aliado de Confúcio é o prefeito de Ji-paraná, José Bianco, que demitiu dez mil servidores estaduais.

Confucio é Eleito Novo Governador pelo PMDB

Confucio é Eleito Novo Governador pelo PMDB

O governador peemedebista tem como vice o empresário Airton Gurgaz, do Grupo União Cascavel, do senador Acir Gurgacz (PDT). No Governo Raupp, a Eucatur foi acusada de desvios de recursos do Estado. O pai do senador, o empresário Assis Gurgacz, também foi acusado de envolvimento no escândalo.

Mas Confúcio Moura chega ao Palácio Presidente Vargas sem nenhuma mancha de corrupção em sua biografia, que inclui uma passagem pela Prefeitura de Ariquemes, de onde saiu após realizar uma boa administração, reconhecida até por seus adversários. Confúcio não responde a nenhum processo por corrupção.

Da redação: TudoRondonia.com.br

0

Anderson Guizolfe
Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.