Menu

BBC lista em documentário as espécies mais estranhas descobertas no século

documentário da BBC “Decade of Discovery” (“Década de Descoberta”, em tradução livre), relacionou as mais estranhas e surpreendentes espécies encontradas na primeira década do século 21.

Os documentaristas trabalharam em colaboração com a organização ambientalista Conservation International.

Entre os animais apresentados está uma espécie de preguiça-anã (Bradypus pygmaeus), localizada em uma ilha na costa do Panamá em 2001.

Outra espécie mostrada é a grande água-viva vermelha (Tiburonia granrojo), que tem um metro de largura e foi revelada em 2003 a mais de 3.000 metros de profundidade no oceano Pacífico.

Da África, vem uma nova espécie de mamífero, o musaranho-elefante de cabeça cinza (Rhyncocyon udzungwensis) –é muito maior que os outros musaranhos, quase do tamanho de um coelho. O animal estava no Parque Nacional Uzungwa, da Tanzânia, sendo visto em 2006 pelo cientista italiano Francesco Rovero.

O Tubarão Bambu da Indonésia é uma das descobertas do Século

O Tubarão Bambu da Indonésia é uma das descobertas do Século

O tubarão-bambu ou tubarão que anda também faz parte do documentário. Nativo da Indonésia e catalogado em 2006, apesar de poder nadar, geralmente utiliza suas nadadeiras peitorais para se mover entre os recifes de corais.

Já a lagartixa de Langkawi (Cyrtodactylus macrotuberculatus) foi identificada em 2008 na costa noroeste da Malásia pelo cientista Lee Grismer. O animal usa sua visão de longo alcance para capturar suas presas durante a noite.

Além destes, a equipe de documentaristas também elegeu insetos e plantas como as espécies mais interessantes identificadas nos últimos dez anos.

0

Anderson Guizolfe
Anderson Guizolfe é jornalista, fotógrafo profissional e se aventura no marketing e em novas tecnologias. Faz coberturas fotográficas dinâmicas em diversos eventos, e à 12 anos garimpa informações e notícias entre uma faculdade ou outra, e o serviço público.